terça-feira, 1 de novembro de 2011

Desigualdades Sociais

A desigualdade no nosso querido país está a cada vez maior. Atualmente lançam várias campanhas para acabar com isso, e só pioram.
Vamos começar falando do próprio ENEM, o que é isso se não uma desigualdade social?
É um prova dificílima, de resistência. E é para ajudar os mais pobres a entrarem numa faculdade. Porém, eles não se tocam que para fazer aquela prova a pessoa precisa de conhecimento, o que em escola pública não se têm tanto. Isso é mais dado em cursinhos. Portanto, uma pessoa pobre, não vai poder pagar um cursinho. E aí? como ela vai estudar se a escola que ela frequenta não tem condições de dar o ensino que ela precisa, e como ela vai poder buscar outros meios para estudar se não tem dinheiro?
Eis a minha dúvida.
E ainda por cima, os vestibulares federais também são muito difíceis. Exigem um alto nível de conhecimento, fora os que utilizam a nota do ENEM. E os particulares, são muito mais fáceis de passar, mas são muito caros.
Mudando de assunto: Eu vi, algum tempo atrás uma reportagem que dizia que em uma escola particular, sempre sobravam vagas, e que um homem, que se achava bondoso ia lá, e matriculava pessoas carentes na escola, para elas terem um ensino melhor. E para os outros alunos virem o que eles passavam e tal. Mas uma juíza, promotora, ou seilá o que disse que ele estava fazendo uma coisa muito errada, pois como aquelas crianças que eram carentes iriam se sentir, em meio a pessoas que estão alí porque têm uma condição financeira melhor do que a delas.
Resumindo: quanto mais tentam acabar com as desigualdades, mas ele a acentuam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário